Rede de Bancos de Leite Humano lança programa de certificação

Adrielly Reis 29 de agosto de 2024


A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR/Fiocruz) lançará o Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano (PCFioBLH) para os países cooperantes: Cabo Verde, Guatemala e Paraguai, no dia 2 de setembro. O evento de lançamento será realizado de forma híbrida, presencial no auditório externo da Fiocruz Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rede

 

O objetivo do evento é gerar condições que permitam ampliar a compreensão sobre os alcances do Programa de Certificação de Qualidade para os sistemas de saúde dos países, com ênfase na redução da mortalidade infantil e de lactantes, e na diminuição da incidência de doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, ao mesmo tempo em que demarca o início da implantação do PCFioBLH nos países cooperantes, reafirma o compromisso da cooperação técnica internacional brasileira em Bancos de Leite Humano como ação estratégica de união de esforços entre nações.

 

O programa

 

O PCFioBLH é uma ação estratégica da Fundação Oswaldo Cruz articulada com o Ministério da Saúde, a Agência Brasileira de Cooperação e o Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é fortalecer as capacidades científica, produtiva, tecnológica, gerencial e de garantia da qualidade da Rede Global de Bancos de Leite Humano, por meio de um sistema formal de avaliação contínua da efetividade das ações desenvolvidas pelas unidades que as integram, assegurando a qualidade dos produtos, processos e serviços.

 

O propósito é responder às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos países cooperantes, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção aos recém-nascidos e às lactentes.

 

Serviço

 

Lançamento do Programa de Certificação Fiocruz para Bancos de Leite Humano (PCFioBLH)

 

Data: 2 de setembro

 

Horário: das 13h às 18h

 

Local: auditório externo da Fiocruz Brasília, não é necessária inscrição prévia, mediante lotação do espaço; com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Rede

 

Foto: Peter Iliciev/Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)