Já está disponível o resultado da primeira etapa da “Hackatona: inovação digital na comunicação em saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências”. Com 74 participantes organizados em 17 equipes, a maratona teve início em 23 de janeiro, em formato remoto. Oriundos de 12 estados brasileiros, além do DF, os participantes tiveram três dias para desenvolver suas propostas de inovação, dispondo de sessões de mentoria com equipes multidisciplinares. Com foco de aplicação no DF, o desafio das equipes era elaborar projetos voltados ao enfrentamento da Covid-19, suas consequências e outras crises sanitárias; à adaptação das instituições de saúde no contexto da transformação digital; ao fortalecimento da ciência cidadã; e à consolidação da participação social e dos demais princípios e diretrizes do SUS. Dez equipes concluíram o desafio e entregaram suas propostas no dia 25 de janeiro. Os avaliadores analisaram a viabilidade de implementação, o potencial de impacto e aderência das inovações à SES/DF e ao SUS, a capacidade de escala e replicação, o grau de inovação e criatividade, a sustentabilidade financeira e a adequação orçamentária. Oito equipes foram selecionadas para a próxima etapa da Hackatona, duas na modalidade estudantes e seis na modalidade profissionais. Confira o resultado aqui
Os projetos aprovados para a segunda fase serão incubados no Colaboratório de Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da Fiocruz Brasília, em parceria com a Assessoria de Comunicação da unidade. As equipes terão três meses para desenvolver os protótipos das inovações propostas. Está previsto um montante de R$ 250 mil para o pagamento de bolsas às equipes e demais custos alinhados ao desenvolvimento das propostas. As duas últimas etapas da Hackatona consistem na incorporação, implementação e acompanhamento das soluções digitais em sua efetiva utilização no DF.
A Hackatona é realizada e coordenada pelo Colaboratório CTIS e pela Ascom da Fiocruz Brasília, em parceria com a UnB e a SES/DF, com financiamento da FAP/DF. Conforme a chamada pública da Hackatona, o período para recursos em relação ao resultado da primeira fase ocorre nos dias 2 e 3 de fevereiro. A divulgação do resultado final dessa etapa, após análise e resposta aos recursos, será em 17 de fevereiro.