Revista de Alimentação e Cultura das Américas lança chamada para especial “Comida nos tempos da pandemia”  

Mariella de Oliveira-Costa 15 de maio de 2020


*Com informações do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA)

 

Até o dia 6 de julho, a Revista de Alimentação e Cultura das Américas (RACA) recebe publicações de artigos e ensaios para o suplemento especial “Comida nos tempos da pandemia”. Para esta edição, também serão aceitas narrativas de experiências vividas  (até cinco páginas) referentes à temática do dossiê.

 

Com lançamento previsto para agosto de 2020, a publicação (em português, espanhol e inglês) tem como organizadoras as pesquisadoras Renata Menasche (Universidade Federal e Pelotas – Ufpel) e Denise Oliveira e Silva, também coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) e vice-diretora da Fiocruz Brasília. Confira as normas apresentação de manuscritos  no link: https://raca.fiocruz.br/index.php/raca/about.

 

O suplemento da RACA acolherá contribuições que auxiliem na compreensão da sociedade em tempos de pandemia, a partir aos múltiplos aspectos associados à comida.

 

A cena de amigos e parentes compartilhando uma refeição comemorativa por meio do celular ou computador utilizados para reuniões online talvez seja apenas uma entre outras novidades na alimentação durante o período de distanciamento social. Pessoas que não se dedicavam a fazer as próprias  refeições e/ou a consumi-las em casa,  agora precisam desenvolver a habilidade culinária. Existe o desafio da logística do abastecimento doméstico e de higienização dos alimentos, com novos protocolos,  e o controle da distribuição de bens sob o risco de escassez, além das medidas profiláticas que alteraram a rotina dos lares.  Circulam histórias que remetem à origem da pandemia devido ao consumo de alimentos ditos exóticos, por povos que vivem do outro lado do mundo, supostamente não sujeitos às  práticas sanitárias prescritas pela indústria agroalimentar. Não tão distante, o fantasma da fome não apenas assombra, mas está integrado ao cotidiano de camadas cada vez mais amplas da população, ainda mais vulnerabilizadas com a privação de parcela significativa dos poucos recursos a que tinham acesso antes do advento da covid-19.

 

Acesse o link e faça a  submissão de seu texto: http://portalraca.fiocruz.br/?p=331