Políticas Públicas de Saúde é o tema do último número da revista Tempus-Actas de Saúde Coletiva que contem 17 artigos produzidos por colaboradores da Fiocruz Brasília. Os artigos abordam as mais diversas questões como óbitos infantis no Nordeste, produção de conhecimento sobre doenças negligenciadas, edentulismo, leishmaniose canina no DF, planejamento de recursos humanos, gestão, impacto do bolsa família, dentre outros.
A revista é uma publicação trimestral do Núcleo de Estudos de Saúde Pública da Universidade de Brasília – NESP/UnB, e traz 20 artigos, dos quais 17 de autoria e/ou coautoria de trabalhadores da Fiocruz Brasília. No número, Naomar Almeida Filho, reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, fala sobre a interface sistêmica nas políticas públicas.
Maria Célia Delduque, coordenadora do Programa de Direito Sanitário da Fiocruz Brasília, respondeu pela edição desse número especifico da Revista. Com a aprovação do Mestrado Profissional da Fiocruz na Capital Federal pela CAPES, é necessária uma pontuação mínima em periódicos científicos bem pontuados no Qualis. A Revista Tempus Actas tem pontuação B-3 no Qualis, além de indexação em vários indexadores internacionais.
Anteriormente a mesma revista teve uma edição versando sobre Direito Sanitário, também editada por Maria Célia, o que facilitou o acesso à UnB. Ela relata haver uma boa e harmoniosa relação cooperativa da Fiocruz com eles.
Foram realizadas oficinas especificas de preparação dos artigos para a Tempus. Todos os artigos iam sendo produzidos, com prazos apertados, e o grupo era autor e avaliador ao mesmo tempo. Corrigia-se o trabalho do colega e tinha o seu próprio trabalho corrigido por alguém, o que funcionou muito bem, conforme relatou Delduque.
O conteúdo completo da edição está disponível aqui.