Juventude em luta, por terra e soberania popular.
Este foi o lema do Acampamento Nacional da Juventude da Via Campesina, em Brasília, realizado de 13 a 17 de outubro. O pesquisador do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho da Fiocruz Brasília André Fenner, foi o mediador da roda de conversa no dia 14, com tema Saúde, Agroecologia e Meio Ambiente. A atividade discutiu elementos que promovem saúde nos territórios do campo, floresta e águas. Além de Fenner, Gislei Knierim e Virginia Correa, que também trabalham no PSAT auxiliaram na produção da atividade.
Mais de dois mil jovens participaram do Acampamento, segundo a Agência Brasil. Os jovens debateram seus desafios e listaram reivindicações para dialogar com autoridades públicas que participaram das conversas.
A Via Campesina Brasil representa trabalhadores do campo, floresta e águas, além de quilombolas, indígenas, e reúne os seguintes movimentos sociais: Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM); Movimento de Mulheres Camponesas (MMC); Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq); Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais do Brasil (MPP); Pastoral da Juventude Rural (PJR). A Via busca a produção de alimentos como solução para o combate à fome e garantia da soberania alimentar.
Conferência Magna
No dia 19 de outubro, Fenner apresentou a conferência magna Direito à Saúde e aos bens comuns para os povos do cerrado, campo, floresta e águas em Goiás, no II Seminário Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador rural.
Na ocasião, foi instalado o Fórum Estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador Rural, para tratar de ações permanentes de prevenção, promoção e proteção da saúde do trabalhador do campo, discutir e propor a construção de Políticas Públicas de Saúde para esse público. O evento foi realizado na capital goiana, na Universidade Católica de Goiás, e promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa).
Saiba mais sobre o Programa de Promoção à Saúde, Ambiente e Trabalho.