Com 30 horas, o curso aborda os aspectos políticos e sanitários das fronteiras, vigilância em saúde e organização da atenção à saúde na fronteira
Já estão abertas as matrículas para o novo curso online da UNA-SUS, Saúde das Populações de Fronteiras, oferecido pela Fiocruz Mato Grosso do Sul, integrante da Rede UNA-SUS. O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para realizar o cuidado integral e resolutivo dessas populações. Profissionais da saúde, acadêmicos em formação na área de saúde e demais interessados no tema podem se matricular até 30 de abril de 2021, pelo site. O curso é autoinstrucional, tem início imediato e, como em todas as ofertas da UNA-SUS, é totalmente gratuito.
Para a coordenadora do curso, Leika Geniole, trabalhar na Atenção Primária à Saúde guarda uma grande complexidade, pois “as equipes precisam lidar com demandas agudas, condições crônicas, ações de promoção e prevenção, cuidados paliativos, saúde mental etc. Profissionais de saúde precisam estar continuamente se capacitando para dar respostas às necessidades da população de seus territórios”, explica. “No caso das equipes que trabalham em regiões de fronteiras, o trabalho torna-se mais complexo. Os trabalhadores em saúde precisam lidar com outras culturas, com outros problemas de saúde que ocorrem em outros países e, sobretudo, com pessoas que não fazem parte do seu território. O curso vai instigar a reflexão sobre como planejar o trabalho considerando essas especificidades”, afirma Leika.
Com carga horária de 30 horas, divididas em quatro unidades, o curso aborda os aspectos políticos e sanitários das fronteiras, vigilância em saúde e organização da atenção à saúde na fronteira. A última unidade traz uma atividade interativa, baseada em dados de um município fictício para que o profissional possa correlacionar o conteúdo com situações do cotidiano.
Conheça este e outros cursos da UNA-SUS pelo site: https://www.unasus.gov.br/cursos.
Fonte: SE/UNA-SUS