Maria do Socorro Lopes estava a caminho do mercado na manhã de sábado, acompanhada do filho Rayan, de 7 anos. Foi quando passaram pela UBS 1 do Itapoã e viram que acontecia ali algo diferente. Havia música, brincadeiras, lanche e… vacinação! Era o Fiocruz pra Você, uma grande festa da vacina que a instituição promove desde 1994 em sua sede, no Rio de Janeiro (RJ). No dia 18 de novembro de 2023, o evento era realizado pela primeira vez em Brasília (DF). Após a insistência do menino, Maria do Socorro voltou em casa, pegou as cadernetas de vacinação e rumou para a UBS. “Convenci minha mãe a vir e ela vai se vacinar também”, orgulhava-se Rayan. Sorridente, ele tomou a terceira dose da vacina de Covid-19. “Nem doeu. Agora estou ansioso para ir brincar”, disse, enquanto aguardava a mãe, que recebeu doses das vacinas bivalente e da gripe.
“Quando vacinamos a nossa criança, estamos protegendo todas as crianças. A gente se vacina e está protegendo toda a nossa comunidade. Em tempos de fake news e de tantas informações erradas e inseguras circulando por aí, é importante a gente estar na rua, mostrando esse ato de cidadania que é vacinar”, ressaltou a diretora da Escola de Governo Fiocruz – Brasília, Luciana Sepúlveda. “O dia de hoje é um marco para a Fiocruz Brasília por ser nossa primeira experiência com o Fiocruz pra Você, que reforça nosso papel de atuação no território. Estar aqui é uma forma de aproximar ainda mais o nosso trabalho da sociedade”, acrescentou a vice-diretora da instituição, Denise Oliveira e Silva.
Assim como Maria do Socorro e Rayan, 54 pessoas de diferentes faixas etárias foram vacinadas naquela manhã na UBS 1 do Itapoã, quase o dobro de doses normalmente aplicadas na Unidade aos sábados. Entretanto, muito mais do que 54 pessoas passaram pela sala de vacinas. “Muita gente veio aqui e não se vacinou porque já estava com a caderneta de vacinação atualizada, e isso também tem que ser comemorado”, destacou a gerente da UBS, Sirlei Morais. Mesmo quem não precisava receber as doses aproveitou as diversas atividades culturais e de lazer, como pintura de rosto, pula-pula e jogos de divulgação científica com brindes para os ganhadores. Para recarregar as energias, o lanche teve pipoca, frutas e sucos. E também não faltou a clássica foto com o Zé Gotinha, o mascote da vacinação que marcou presença no evento alegrando crianças e adultos. “Para nós, foi uma ótima oportunidade de trazer a população para um serviço que a UBS já oferece de segunda a sábado, mas acrescido de atividades lúdicas. Isso tem um potencial enorme de mobilizar as pessoas”, disse Sirlei, referindo-se, inclusive, a trilha do Zé Gotinha, que conduzia os usuários até a sala de vacinas e que, agora, passa a fazer parte da sinalização da UBS.
Estima-se que 400 pessoas tenham participado do 1º Fiocruz pra Você de Brasília e cuidaram da saúde tomando vacinas e de outras formas também. Erik de Paiva foi à UBS para uma consulta porque estava com irritação na pele. Quando viu toda aquela movimentação, enviou uma mensagem para que a esposa e a filha viessem se juntar a ele. “O Erik me disse que tinha uma ação para prevenir o câncer do colo do útero e, mesmo já tendo feito os exames durante a gravidez, eu fiquei curiosa para saber mais e, por isso, eu vim”, comentou Aline, mãe da pequena Sophia, de apenas 11 meses, que estava com a caderneta de vacinação em dia. Aline se referia ao trabalho do Laboratório Centro de Pesquisa MARCO, cuja equipe estava presente no Fiocruz pra Você. O Laboratório, coordenado pela Fiocruz Brasília, tem um projeto de rastreamento do papilomavírus humano (HPV), transmitido por via sexual e causador de lesões que podem levar ao câncer do colo do útero.
O evento foi promovido pela Fiocruz Brasília, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). “Iniciativas como o Fiocruz pra Você fazem parte da missão da Fiocruz Brasília de dialogar com a sociedade e promover a saúde em sentido ampliado, conectada com a realidade concreta dos territórios. Os bons resultados do nosso 1º Fiocruz pra Você são fruto dos esforços de todos os profissionais envolvidos e, em especial, da comunidade do Itapoã, que acolheu a proposta e se engajou nas atividades”, avaliou o coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, Wagner Vasconcelos, que esteve à frente da organização do evento, ao lado da coordenadora do Núcleo de Eventos, Sávia Pueyo. O evento contou, ainda, com a participação de residentes do Programa Multiprofissional em Atenção Básica da Fiocruz Brasília A expectativa é que, nos próximos anos, a iniciativa possa ser ampliada para outras regiões administrativas do DF.
Confira aqui as fotos do evento.