Saúde e cultura para ouvir nas plataformas digitais ou nos postes

Fernanda Marques 20 de março de 2023


Associação Comunitária do Sítio Belo Horizonte, Crato/CE 

 

Entre os resultados do projeto “Minutos de Mais Saúde nos Territórios: a Rádio Literária Carrapato no combate à desinformação e no fortalecimento da cidadania no Crato/CE”, destacam-se a melhoria da infraestrutura e da qualidade técnica dos programas da Rádio; a capacitação dos voluntários; o aumento do alcance da programação; e um maior reconhecimento, por parte da comunidade, da importância da Rádio para a comunicação local. 

 

Foram adquiridos novos equipamentos e mobiliários para o estúdio, como uma mesa de som, armários e ar condicionado. As caixas de som instaladas nos postes, por meio das quais os moradores escutam a programação, foram todas renovadas e aumentaram em número – subiram de 22 para 25 -, otimizando as transmissões, que têm sido acompanhadas por cerca de 150 pessoas. O programa Minuto Mais Saúde é transmitido aos sábados, às 15h. Logo depois é transformado em podcast e fica disponível nas plataformas digitais, onde as edições produzidas já alcançaram mais de mil ouvintes. 

  

O programa Minuto Mais Saúde é dividido em três blocos e reúne convidados de acordo com o tema geral de cada mês. O primeiro bloco fala de atualidades em saúde; o segundo aborda saúde, bem-estar e educação; e o terceiro traz um momento de arte e cultura, tendo como parceiros a Rede HumanizaSUS e o blog Nordestinados a Ler. 

 

Outra importante parceria foi firmada com a webrádio Cafundó, que dissemina os conteúdos para cerca de 350 pessoas nas comunidades de Mutirão e Alto da Penha, ambas localizados no centro da cidade de Crato. O alcance da Rádio Literária Carrapato é potencializado também por uma moto de som, que circula duas vezes por mês nos bairros vizinhos tocando trechos do programa Minuto Mais Saúde. Estima-se que essa moto-divulgação alcance em torno de 300 pessoas. 

 

Foi realizado também um curso de formação em comunicação popular voltado para 15 colaboradores voluntários da Rádio Literária Carrapato. Os encontros foram conduzidos pelo profissional Gustavo Cabreira. Entre os temas abordados, todas as etapas da produção de conteúdos (pesquisa, fontes de informação, pluralidade de vozes, roteiro, gravação e divulgação), discutindo também experiências de outras rádios comunitárias e outras experiências de comunicação popular. 

 

Conheça os outros 14 projetos de comunicação comunitária em saúde apoiados pela chamada pública da Fiocruz e OPAS, com financiamento do governo do Canadá