A Transformação Digital em Saúde foi tema de Seminário realizado pela Fiocruz Brasília nos dias 28 e 29 de outubro. O evento teve como objetivo discutir os impactos da transformação digital na saúde pública, analisando as ameaças e oportunidades para a efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Especialistas no assunto e trabalhadores da saúde se reuniram virtualmente para debater essas questões.
“Com a pandemia, a transformação digital em saúde teve papel fundamental para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento”, destacou a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, na abertura do seminário. Ela reforçou que essa temática faz parte das diretrizes de trabalho da Fiocruz. “A transformação digital precisa ser organizada para promover o maior acesso à informação, o fortalecimento dos serviços e a ampliação da participação social, com o enfrentamento das iniquidades”, pontuou.
De acordo com o organizador do evento e coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins, é necessário propor soluções para a transformação digital e elaborar cenários futuros para que ela potencialize os princípios e diretrizes do SUS. “Pretendemos, com esse evento, ativar redes de desenvolvimento colaborativas sobre o tema”, enfatizou. Na oportunidade, ele anunciou o lançamento da chamada pública da “Hackatona: Inovação digital na atenção primária à saúde para o enfrentamento da Covid-19 e suas consequências”.
Para a decana de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília (UnB), Maria Emília Machado Telles Walter, o debate da transformação digital em saúde é importante para destacar os esforços das instituições de ciência no campo da pesquisa e inovação. “Nós não temos inovação sem a produção do conhecimento em nossas áreas básicas de pesquisa”, destacou.
Já a representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Lenise Garcia, lembrou que o CNS vem debatendo de que forma a transformação digital em saúde pode ser positiva tanto para o profissional como para o usuário do SUS. O Conselho também tem intensificado o debate sobre a qualidade do atendimento médico via telessaúde.
Participaram ainda da mesa de abertura a superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Renata de Castro Vianna; e o secretário adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Fernando Erick Damasceno.
Saiba mais sobre as palestras do seminário
O seminário “Transformação Digital em Saúde – Desafios para os Princípios e as Diretrizes do SUS” foi uma realização do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, da Coordenação de Atenção Primária à Saúde (CoAPS/SES-DF) e da UnB, com patrocínio da FAP-DF, e parceria da Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) e do Impact Hub Brasília.
A gravação da íntegra do seminário está disponível no canal da UnBTV no YouTube. Clique aqui para assistir ao primeiro dia, e aqui para assistir ao segundo.