Composto por 16 episódios, de até 4 minutos, o produto técnico de divulgação científica “Podhans – Eu me amo, eu meu cuido” apresenta orientações sobre a hanseníase, para maior acesso às informações sobre a doença e o tratamento para população. O conteúdo dos episódios foi inspirado na “Caderneta de saúde da pessoa acometida pela Hanseníase”, produzida pelo Ministério da Saúde no ano de 2021.
Fruto da dissertação do Mestrado Profissional em Políticas Públicas em Saúde da Fiocruz Brasília, o produto será apresentado na Feira de Soluções para a Saúde, que acontece de 27 a 29 de novembro, em Brasília.
O Podhans se deu pela inquietação da enfermeira Fernanda Cassiano, que durante pesquisa com usuários de um ambulatório público especializado em hanseníase, em Brasília-DF, observou-se que parte deles não conseguia ler e interpretar o material impresso. As dificuldades percebidas motivaram a adaptação do conteúdo e, assim, surgiu o Podhans. Com linguagem acessível e descontraída, o podcast busca se aproximar dos ouvintes e desconstruir a imagem estereotipada que ainda persiste sobre a hanseníase. O Podhans foi criado a partir dessa escuta dos usuários, contemplando princípios de comunicação pública. A expectativa é que ele chegue até as pessoas através das mídias sociais e seja utilizado nos serviços do SUS.
Para a egressa, os episódios do Podhans facilitarão o acesso e compartilhamento das informações da cartilha, podendo ser veiculado em aplicativos de mensagens, utilizado por rádios comunitárias, pelos serviços de saúde em suas ações de educação em saúde na comunidade e onde for possível chegar. “Costumo brincar dizendo que até o carro do ovo poderá utilizar. O importante é que as pessoas tenham acesso à informação”, comentou.
Acesse o site da Feira e confira as outras soluções cadastradas: feira.agora.fiocruz.br