Servidora da Fiocruz Brasília lança livro “Mamãe, quando você vai sarar?”

Nathállia Gameiro 17 de outubro de 2019


Publicação retrata, a partir dos olhos da criança, a experiência de vivenciar o tratamento da mãe contra o câncer

 

Nayane Taniguchi

 

Como será ter seis anos e ​de repente a mamãe ficar doente? Com a proposta de abordar o tratamento contra o câncer a partir do olhar de sua filha de seis anos, a servidora da Fiocruz Brasília Dulce Ferraz transformou sua história pessoal no livro “Mamãe, quando você vai sarar”, que será lançado no dia 22 de outubro, às 14 horas, na Escola Fiocruz de Governo – sala 8 (EFG), em Brasília.

 

A publicação convida para um mergulho no universo de Nina, uma menina muito observadora. Sua mãe, que nunca ia ao médico e nem parecia estar doente, de repente começa a ir quase todas as semanas ao hospital. Os exames, consultas, terapias e mais um monte de palavras novas invadem os dias e a rotina da família. “Mamãe vai ter que ficar muitos dias no hospital?” “É verdade que os cabelos dela vão cair?” “Afinal de contas, quando a mamãe vai sarar?”, são apenas algumas das questões vividas pela pequena Nina.

 

“Sabemos que a nossa história é também a história de muitas famílias. Só no Brasil, quase 600 mil pessoas são diagnosticadas com algum tipo de câncer todos os anos e 60 mil delas são mulheres com câncer de mama. A ideia deste livro é dialogar com as crianças sobre esta experiência surpreendente, que desperta muitas dúvidas e sentimentos – até mesmo nos adultos! O convite, então, é para que atravessemos a experiência juntos, olhando-a através dos olhos da Nina”, afirma a autora.