A abordagem dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS) pode ser uma estratégia para implantação de Políticas Públicas Sociais no Brasil. Essa concepção pretende promover espaços de vida saudáveis, considerando os problemas identificados pela população e tendo sua ação central para o desenvolvimento social e superação dos desafios vivenciados nos territórios.
Para promover a troca de experiências e sistematização de conhecimentos sobre este tema, bem como divulgar os resultados obtidos em diferentes cursos realizados no semiárido brasileiro, a Fiocruz Brasília vai promover o I Seminário Nacional sobre os Territórios Saudáveis e Sustentáveis.
O evento organizado pelo Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) vai acontecer no dia 30 de agosto à tarde, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.
O pesquisador da Fiocruz Brasília e coordenador do evento, André Fenner, espera que o Seminário estimule reflexões entre estudantes, membros dos movimentos sociais, associações, controle social, profissionais, técnicos e gestores do SUS. “Gostaríamos de evidenciar as trocas de experiências e a sistematização dos conhecimento sobre TSS e difundir como estratégia fundamental para a implementação de Políticas Públicas e da Agenda 2030,” disse.
Este Seminário é parte dos resultados de um dos projetos aprovados em edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a Fiocruz Brasília, em 2019. A pesquisa Análise do desenvolvimento e aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido brasileiro de Pernambuco, foi coordenada pela pesquisadora da Fiocruz Pernambuco, Mariana Olívia e envolveu pesquisadores das unidades da Fiocruz Brasília, por meio do PSAT e Fiocruz Pernambuco, por meio do Laboratório de Saúde, Ambiente e Trabalho – LASAT, além de estudantes da pós-graduação dessas unidades.
Esta pesquisa analisou o desenvolvimento e a aplicação do conceito de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido brasileiro, a partir da realização dos processos de formação-ação de profissionais, integrantes dos movimentos sociais, entre outros, para a promoção da saúde e superação das vulnerabilidades identificadas no estado de Pernambuco.
Confira abaixo a programação preliminar do I Seminário Nacional Territórios Saudáveis e Sustentáveis:
Clique aqui para fazer sua inscrição.