A preparação para o VIII Congresso Interno (CI) da Fiocruz já começou. Na manhã de hoje, 10 de outubro, trabalhadores de todos os setores da Fiocruz Brasília estiveram reunidos para a convocatória, lotando o auditório. Conduzido pelo gerente Gerson Penna, o debate teve início com a apresentação de um vídeo, que compara o tamanho dos planetas e estrelas, mostrando como somos pequenos diante de todo universo.
Gerson ressaltou que todos fazem parte de um universo múltiplo e que é preciso refletir onde estamos, o que viemos fazer no mundo e a partir disso desenhar novos passos. Ele relembrou o lema utilizado pela instituição: juntos fazemos a diferença. “Essa unidade, com 41 anos, vem participando cada vez mais ativamente dos CI da Fiocruz. O Congresso Interno não faz distinção, toda a força de trabalho, independente do vínculo, tem o voto e participação essenciais”, afirmou.
Durante a reunião, o gerente apresentou o histórico do Congresso Interno e a atuação da Fiocruz Brasília, ressaltando o amadurecimento e as conquistas da unidade durante esses anos. O pesquisador destacou a característica particular da unidade, que representa a presidência da Fiocruz na capital federal e ao mesmo tempo forma recursos humanos para a sociedade, pela Escola Fiocruz de Governo.
O Congresso Interno é o principal fórum interno deliberativo da instituição e discute questões estratégicas relacionadas ao futuro da Fiocruz, sobre o projeto institucional, regimento interno e propostas de alteração do estatuto. É realizado a cada 4 anos, sempre no primeiro ano do mandato do presidente eleito da Fiocruz, e composto por delegados eleitos pelas unidades. O tema deste ano é A Fiocruz, o futuro do SUS e a democracia, e será realizado em dezembro.
Fóruns de Conversação na Fiocruz Brasília
Os Fóruns de Conversação têm como objetivo coletar as contribuições das unidades para a 8ª edição do Congresso Interno. Estão previstos mais dois debates, nos dias 17 e 24 de outubro sobre o documento de teses do Congresso Interno. O cronograma foi apresentado durante a reunião. Gerson relembrou que é importante que todos participem levando contribuições, ratificando ou retificando o papel da Fiocruz Brasília no tema.
Depois do envio das contribuições, será feita a eleição dos delegados, no dia 9 de novembro. Os delegados são servidores públicos, representantes das unidades eleitos e com direto a voto nas plenárias do Congresso Interno. Também são eleitos como observadores do CI os profissionais terceirizados, que acompanham as discussões. Neste ano, participarão também representantes de movimentos sociais que integram projetos da Fiocruz. Para Gerson Penna, o olhar externo é importante para o crescimento da instituição.
Clique aqui para ler o documento norteador das discussões. Para saber mais, assista ao vídeo do presidente da Comissão Organizadora, Mario Moreira.
Clique aqui para ver as fotos da atividade.