Catorze trabalhadores da Fiocruz Brasília participaram nos dias 21 e 22 de agosto, do Encontro de Inovação na Gestão, no Rio de Janeiro (RJ). A atividade promovida pela Escola Corporativa Fiocruz buscou inspirar e valorizar os trabalhadores da área de gestão, com espaços para refletirem sobre as práticas na instituição e propor mudanças para fortalecer a Fiocruz no Sistema Único de Saúde (SUS) e no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação contou com mesas, painéis e oficinas com especialistas, apresentação de casos de sucesso, exposição e feira de soluções inovadoras.
Três trabalhos da Fiocruz Brasília foram selecionados para exibição nos painéis eletrônicos durante a programação:
Da Coordenação de Gestão, participaram trabalhadores dos Serviços de Infraestrutura, Planejamento, Orçamento e Finanças, Gestão do Trabalho, Administração e Protocolo, além dos Núcleos de Gestão de Projetos e Memória Institucional, bem como membros da Direção da unidade. A responsável pela Coordenação de Gestão da Fiocruz Brasília, Juliana Bezerra, ressaltou que parte da equipe não conhecia a sede da Fiocruz no Rio de Janeiro, e portanto, com o evento, puderam vivenciar a tendência na gestão da Fiocruz e entender em que contexto a Fiocruz Brasília se insere. “Foi muito bom ouvir profissionais de outras instituições falando sobre o bom sentido da burocracia e como podemos inovar no dia a dia do nosso trabalho, ou seja, que a inovação é para todos nós. Algumas pessoas que foram ao Encontro já relataram que estão colocando em prática algumas coisas que aprenderam lá. Ontem mesmo eu fiz a reunião de integração da Coordenação de Gestão utilizando a dinâmica de Sprint que surgiu a partir de uma oficina do Encontro de Inovação”, disse. Concorda com ela a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio. “Decidimos pela participação de pessoas que atuam na nossa gestão por ter sido uma atividade estratégica realizada pela presidência com apoio da Escola Corporativa para valorizar as boas práticas de gestão e fomentar inovações a partir das realidades locais. Vejo que a participação coletiva dos nossos trabalhadores e trabalhadoras irá contribuir para abrir horizontes e melhorar nossos processos de trabalho, fortalecendo a agenda de políticas públicas para o SUS”, ressaltou.
No Encontro, foram lançados o II Edital Inova Gestão, que vai destinar até R$ 4,75 milhões a 25 projetos voltados a temas como transformação digital, trabalho em rede, diversidade, inclusão, sustentabilidade e economicidade. O edital já está disponível na página do Programa Inova. As inscrições vão até 23 de setembro.
Durante o evento, foi lançado também o novo ciclo do Programa de Desenvolvimento Gerencial, para desenvolver lideranças como agentes de mudança capazes de construir a Fiocruz do futuro. A coordenadora do Serviço de Gestão do Trabalho (Segest), Kátia Zeredo, ressaltou como o evento foi um momento institucional importante para dar visibilidade ao trabalho de gestão nos diferentes espaços da Fundação. “Pudemos nos atualizar com novos conceitos e práticas de inovação no setor público e como a Fiocruz valoriza os trabalhadores da gestão, ao permitir que apresentássemos o que temos feito e conhecer os trabalhos de outras unidades”, disse ela, que já planeja possibilidades de replicar na unidade da capital federal o que foi aprendido lá. Concorda com ela a responsável pelos temas de saúde do trabalhador na Segest, Raquel Lisboa. “O evento plantou a semente da possibilidade de se inovar sem que isso esteja atrelado a algo muito tecnológico. Inovação não se limita a isso, mas se faz a cada vez que a gente tem ideias novas e executa de maneira diferente, se comparado ao que está sendo feito até então”. concluiu.
Saiba mais sobre o Encontro de Inovação na Gestão neste link. E clicando aqui você confere as fotos do evento.
Leia mais:
Encontro de Inovação na Gestão da Fiocruz debate desafios no setor público
Painel no Encontro de Inovação na Gestão destaca a transformação digital no SUS
Foto destaque: Peter Ilicciev (CCS/Fiocruz)