Vigilância Epidemiológica para Portos, Aeroportos e Fronteiras (EPI VISA)
NEAD 18 de dezembro de 2023
O Curso de Vigilância Epidemiológica para Portos, Aeroportos e Fronteiras (EPIVISA), em nível de aperfeiçoamento, está organizado em três módulos: Módulo 1 – Vigilância em saúde; Módulo 2 – Investigação de Surtos e Módulo 3 – Comunicação Científica. Os exercícios, estudos de caso e produtos a serem desenvolvidos foram direcionados para situações comuns aos pontos de entrada (portos, aeroportos e fronteiras), visando aprimorar a aplicação da epidemiologia nas ações de vigilância sanitária.
Dentre as ferramentas preconizadas pela metodologia ativa de aprendizagem, o curso oferta também o modelo sala de aula invertida (flipped classroom), no qual o(a) participante acessa o conteúdo de maneira independente (assíncrona) e em momentos síncronos, com tutoria, realiza a resolução de exercícios, estudos de caso e recebe orientação para o desenvolvimento dos produtos a serem apresentados.
Com isso, o curso preserva momentos síncronos para garantir a debate e a troca de ideias e experiências entre o grupo participante, ao mesmo tempo em que possibilita maior flexibilidade na organização da rotina de estudos dos conteúdos assíncronos.
O curso será ofertado pelo Programa de Evidências para Políticas e Tecnologias de Saúde (PEPTS) e em conjunto com o Núcleo de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (NEVS) da Fiocruz Brasília e pela Gerência Geral de Portos Aeroportos e Fronteiras (GGPAF) da Anvisa. O Curso foi realizado em parceria com o Núcleo de Ensino a Distância (NEAD), da Escola de Governo da Fiocruz, por meio de cooperação técnica com a Anvisa. A estrutura curricular foi baseada no EpiSUS-Fundamental, ofertado pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA).
ATIVIDADES
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PRODUTOS
MODALIDADE
Módulo 1 – Vigilância em saúde
Introdução à Vigilância em Saúde Pública
Regulamento Sanitário Internacional (RSI)
Coleta de dados
Definição de caso e planilha de casos
Qualidade e Oportunidade dos dados de Vigilância em Saúde
Sistemas de Informação em Saúde
Estatística descritiva básica
Apresentação de dados
Interpretação de dados
Comunicação e Ação
Monitoramento e Avaliação
Matriz FOFA
Produto 1: Matriz FOFA
Produto 2: Boletim de Vigilância (1ª versão)
Aulas assíncronas e resolução de exercícios síncronos com tutoria – seis encontros virtuais
Módulo 2 – Investigação de Surtos
Surto: reconhecendo e investigando um surto
Investigação de surto: Fase descritiva
Interface com o laboratório na investigação de surtos
Análise de problemas com a espinha de peixe
Apresentações científicas
Estudos de caso a partir da investigação de surto com atuação conjunta da vigilância epidemiológica e sanitária (porto, aeroporto e fronteira terrestre)
Produto 1: Boletim de Vigilância (Versão Final) e
Produto 2: Diagrama de Ishikawa coletivo (a partir de uma fraqueza levantada na matriz FOFA).
Aulas assíncronas e resolução de exercícios síncronos com tutoria – cinco encontros virtuais
Módulo 3 – Comunicação Científica
Seminário final
Apresentação dos trabalhos finais sobre análise de problema de saúde pública (Matriz FOFA e Diagrama de Ishikawa) e boletim de vigilância de cada grupo
A avaliação ocorrerá por meio de atividades ao término de cada módulo, com apresentação de três produtos, conforme o descrito a seguir:
Módulo 1 – Produto 1: Matriz FOFA;
Módulo 1 – Produto 2: Boletim de Vigilância (2ª versão);
Módulo 2- Produto 1: Boletim de Vigilância (versão final);
Módulo 2- Produto 1: Diagrama de Ishikawa (a partir de uma fraqueza levantada na matriz FOFA).
Módulo 3 – Apresentação dos trabalhos finais sobre análise de problema de saúde pública (Matriz FOFA e Diagrama de Ishikawa) e boletim de vigilância de cada grupo.
Pré-requisitos
Ensino Superior concluído.
Público alvo
Está destinado ao público de servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e profissionais que atuam em respostas a eventos de saúde pública, em especial, aqueles que atuam em pontos de entrada.
Certificação
A certificação ocorrerá pelo NEAD e estará disponível aos participantes com nota final igual ou maior que 5,0 e frequência mínima de 75% nos momentos síncronas, em consonância com os requisitos da Escola de Governo Fiocruz.
Método de Inscrição
As inscrições deste curso destinam-se somente a profissionais indicados diretamente pela ANVISA e o link de inscrição será enviado exclusivamente via e-mail.