Para melhorar os atendimentos nas áreas de Vigilância Sanitária, na Atenção Primária à Saúde em casos de tuberculose e demais processos na saúde pública, pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) da Fiocruz desenvolveram um aplicativo que inova o fluxo de atendimento nas redes públicas de saúde e auxilia os profissionais de saúde a executarem seus atendimentos de forma eficiente, substituindo o uso de fichas de papel e armazenamento de informações físicas.
É o aplicativo Vigsaúde, desenvolvido para melhorar o fluxo de atendimento dos profissionais de saúde, a princípio para casos de Covid-19 no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CGESF) na Ensp/Fiocruz. A inovação já foi implementada no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ), para uso das equipes de resposta rápida, com resultados reais mediante armazenamento de dados e aplicação da tecnologia em seu fluxo de atendimento. Os profissionais de saúde das equipes de atendimento da Fiocruz já usaram a solução para casos de Tuberculose e ela foi considerada eficaz pelos enfermeiros da atenção primária em saúde.
A tecnologia será apresentada durante a 6ª Feira de Soluções para a Saúde, de 27 a 29 de novembro, em Brasília. O coordenador do grupo de pesquisa do CGESF na Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, inscreveu o VigSaúde no evento para divulgação desta solução que, segundo ele, pode ser usada por qualquer unidade básica de saúde do país e funciona como cadastro de pacientes, ficha clínica, agendamento e controle de vigilância. “Esperamos continuar contribuindo para soluções digitais para o SUS em nichos específicos que os sistemas oficiais não atendem”, ressaltou.
Clique aqui para conhecer outras soluções inscritas na 6a Feira de Soluções para a Saúde.
SERVIÇO:
6ª Feira de Soluções para a Saúde
Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)
Mais informações: feira.agora.fiocruz.br