Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram, na manhã desta quarta-feira (9/12), do webinário “Vulnerabilidades e riscos sociais: identificação a partir da prática no SUAS”. O evento foi organizado pelo Grupo PesquisAr SUAS, formado por pesquisadores da Fiocruz Brasília e trabalhadores da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (SEDES/DF), cujo objetivo é melhorar o cotidiano de trabalho da Assistência Social, por meio de pesquisas e estudos.
Neste terceiro webinário, foram apresentados resultados da pesquisa “Desenvolvimento e validação de instrumental e de indicadores para avaliar potencialidades, riscos e vulnerabilidades de famílias atendidas no SUAS”. Os dados foram expostos pela psicóloga Acileide Coelho, trabalhadora do SUAS e integrante do Grupo. Segundo a pesquisadora, o principal objetivo do estudo foi identificar situações de risco e vulnerabilidades sociais que, direta ou indiretamente, se relacionam com a realidade vivenciada por famílias e indivíduos atendidos pelo trabalho social do SUAS.
Nesta etapa, foram entrevistados 32 trabalhadores que atuam na ponta, atendendo o público nas unidades socioassistenciais do DF. Por meio dos formulários aplicados, foi possível identificar os conceitos de vulnerabilidade, risco e potencialidade adotados por esses trabalhadores, além dos aspectos que acarretam ou caracterizam a vulnerabilidade na vida dos assistidos pelas políticas de proteção social. Segundo Acileide, constataram-se novos caminhos para a melhoria da atuação profissional e a construção de um diálogo para maior clareza de atuação dos trabalhadores.
Também participaram do webinário a psicóloga e trabalhadora do SUAS Olga Jacobina, integrante do Grupo, que mediou o encontro, e a assistente social Aldaiza Sposati, professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, que abordou a aplicação dos conceitos de vulnerabilidade, risco e potencialidade na prática do Trabalho Social com Famílias, proposto pela Política Nacional de Assistência Social, além de comentar os resultados obtidos na pesquisa.
PesquisAr SUAS
O Grupo foi criado em 2018 e, desde então, estuda temáticas ligadas à Assistência Social, buscando criar ferramentas metodológicas e de reflexão para melhorar a atuação dos profissionais. As pesquisas envolvem várias fases e buscam a contribuição de trabalhadores da Assistência Social de todo o Brasil, a partir de suas experiências. O projeto é financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e conta com a parceria da Fiocruz Brasília, UnB e SEDES/DF.
Assista aqui à íntegra do evento no canal do YouTube da SEDES/DF