Webnário aborda relação do território na organização das Unidades Básicas de Saúde do DF

Nathállia Gameiro 12 de agosto de 2020


Nayane Taniguchi

 

Nesta quinta-feira (13/8), às 15h, a Fiocruz Brasília promove o webnário “O território na organização dos serviços e dos processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Federal (DF)”. O evento, aberto ao público, será transmitido no Canal do Youtube “Qualifica APS” (acesse aqui).

 

O webnário tem como objetivo compreender os territórios como espaços relacionais e de pertencimento, contemplando, ainda, as dimensões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais da vida, que subsidiam a organização dos serviços e dos processos de trabalho e orientam os processos de tomada de decisão dos gestores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) frente à emergência sanitária da pandemia de Covid-19 no Distrito Federal. A atividade é voltada aos gestores da Atenção Primária à Saúde do DF.

 

A iniciativa insere-se no Plano de Educação Permanente (EPS) Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em Tempos de Covid-19 (saiba mais aqui), com inscrições abertas até o dia 10 de novembro, restritas aos gestores e residentes em gestão da APS/SESDF. O webnário, atividade aberta do plano EPS, integra o minicurso 1. A certificação é prevista apenas aos inscritos no Plano de EPS.


A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, participará da abertura do evento, juntamente com o coordenador de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde do DF (Coaps/Sais/SES), Fernando Erick Moreira. O webnário conta com a participação da doutora em Saúde Pública e pesquisadora em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Gracia Gondim; da gerente de Serviços de Atenção Primária à Saúde da SES/DF – Paranoá, Marília Gabriela Franco, e da gerente de Serviços de Atenção Primária da SES/DF – Planaltina, Márcia Xavier, além da -mediadora de aprendizagem do curso, Gislei Knierim. Após a fala dos palestrantes, os convidados responderão perguntas do público, enviadas pelo fórum do curso e no chat do Youtube.

 

A atividade é organizada pela Escola de Governo Fiocruz – Brasília, por meio do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualis APS) da SES/DF, iniciativa da Secretaria em parceria com a Fiocruz Brasília, Universidade de Brasília (UnB) e Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec).


Temas abordados

Ao todo, serão realizados oito webnários, com diferentes abordagens no contexto da Covid-19, entre agosto e novembro deste ano. Entre os temas, estão: processo de Trabalho na APS (webnário 2, 27/8); diálogos Gestão da APS e Vigilância em Saúde (webnário 3, 10/9); gestão da informação na APS (webnário 4, 24/09); trabalho das equipes de saúde bucal (webnário 5, 8/10); o papel do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) (webnário 6, 22/10); efeitos da pandemia em grupos com condições crônicas e em vulnerabilidade (webnário 7, 5/11); e questões de saúde mental e socioeconômicas (webnário 8, 19/11).

 

Inscrições Abertas para Plano de Educação Permanente

Desde o final de julho, estão abertas as inscrições para o Plano de Educação Permanente “Reflexões e Experiências da Gestão da APS/DF em Tempos de Covid-19”, um conjunto de atividades educativas de curta duração voltado, exclusivamente, a trabalhadores e residentes que atuam na gestão da Atenção Primária à Saúde (APS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). As atividades são gratuitas, na modalidade à distância, e os gestores interessados podem fazer sua inscrição aqui. Os participantes receberão certificado de curso livre de até 40 horas. O objetivo é promover a troca de saberes e experiências entre os gestores da APS do DF no enfrentamento à pandemia, por meio da escuta e do diálogo.