Nathan Victor / Ministério da Saúde
A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio participou do 1º Workshop de Planejamento para a Recuperação das Coberturas Vacinais. A proposta do evento foi apresentar iniciativas para entender as causas das baixas coberturas vacinais e desenvolver ações para recuperá-las. A partir da troca de experiências, serão elencadas ações concretas a serem diretamente desenvolvidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou em parcerias com estados, municípios e instituições.
O evento organizado pela secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, ocorreu na Fiocruz Brasília nos dias 22 e 23 de março. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores e instituições que já desenvolvem trabalhos para entender as causas das baixas coberturas no país.
Os participantes se dividiram, conforme afinidades, em quatro eixos temáticos:
Para orientar as discussões, na primeira parte do workshop foram apresentados resultados de estudos das coberturas vacinais com possíveis fatores que possam colaborar para esse cenário de forma geral. A partir dos problemas identificados, foram propostas ações estratégicas para serem implementadas a curto (em 2023), médio (2024) e longo prazo (até 2027).
Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, a discussão, que já está nos ambientes acadêmicos brasileiros, é prioridade da gestão da Pasta. “Enfrentamos problemas gravíssimos com a baixas coberturas vacinais, com potencial de sequelas graves para a população, e precisamos transpor barreiras e propor soluções urgentes e conjuntas”, disse.
Fotos: Laudemiro Bezerra/MS